O Projeto abaixo foi idealizado no ano de 2015, mas por motivos de força maior não pode ser concretizado. Uma das metas de 2016 é embelezar os espaços sensibilizando as crianças para a importância da manutenção de áreas verdes. Tenho certeza de este ano conseguiremos.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENSINO ESCOLAR
EPG.
GIANFRANCESCO GUARNIERI
Rua MARCONDES MUNHOZ S/N
PQ. SÃO MIGUEL CEP: 07261-140
epggianfrancescoguarnieri@guarulhos.sp.gov.br
Tel. 3988-2560
PROJETO DE CRIAÇÃO DE UM JARDIM NA E.P.G. GIANFRANCESCO
GUARNIERI
“ JARDIM DO GIAN”
Guarulhos
2016
Lista de abreviações
EPG
Escola da Prefeitura de Guarulhos
UE
Unidade Escolar
PMG
Prefeitura Municipal de Guarulhos
PEB
Professor de Educação Básica
PPP
Projeto Político Pedagógico
Rosa
em Botão
Eu
acredito muito na sua sincera saudade,
a minha garanto esta com muita intensidade,
é fruto da mais lógica, clara e perfeita verdade,
saiba que passei a acreditar na fada da bondade,
pois também até juro que a vi andando na cidade,
andava no meio do povo com galhardia mas com humildade,
trazia uma espécie de aura celestial para decantar a humanidade,
tinha a nobre missão de ir pregando o amor com espírito de irmandade,
onde se consagra que todos devem se amar criando a universalidade.
Hoje tive um dia excelente, portanto, jamais poderia chamar de ruim,
pois li a sua eloqüente carta e nela você se declarava para mim,
quem já viveu isso sabe como é importante se sentir assim,
gostaria que se visse como uma especial flor de um jardim,
não qualquer, mas a única adorada porque a quero sim,
sabemos que todas as flores cumprem determinado fim,
sentir como uma rosa em botão ou cheirando a jasmim,
bela como a flor do campo, colorida como a begônia,
forme na composição literária tipo uma macedônia,
ou que seja a flor muito aromática como a violeta,
mostrando seu préstimo como valiosa estatueta,
deixando ver a formosura de sua bela silhueta.
Quero que seja tão bela parecendo uma flor,
você continuará sendo meu grande amor,
escreverei cercado de grande paixão,
sempre me enche de satisfação,
será a eterna sedução,
com admiração,
sem fim.
Autor: Bresolin
a minha garanto esta com muita intensidade,
é fruto da mais lógica, clara e perfeita verdade,
saiba que passei a acreditar na fada da bondade,
pois também até juro que a vi andando na cidade,
andava no meio do povo com galhardia mas com humildade,
trazia uma espécie de aura celestial para decantar a humanidade,
tinha a nobre missão de ir pregando o amor com espírito de irmandade,
onde se consagra que todos devem se amar criando a universalidade.
Hoje tive um dia excelente, portanto, jamais poderia chamar de ruim,
pois li a sua eloqüente carta e nela você se declarava para mim,
quem já viveu isso sabe como é importante se sentir assim,
gostaria que se visse como uma especial flor de um jardim,
não qualquer, mas a única adorada porque a quero sim,
sabemos que todas as flores cumprem determinado fim,
sentir como uma rosa em botão ou cheirando a jasmim,
bela como a flor do campo, colorida como a begônia,
forme na composição literária tipo uma macedônia,
ou que seja a flor muito aromática como a violeta,
mostrando seu préstimo como valiosa estatueta,
deixando ver a formosura de sua bela silhueta.
Quero que seja tão bela parecendo uma flor,
você continuará sendo meu grande amor,
escreverei cercado de grande paixão,
sempre me enche de satisfação,
será a eterna sedução,
com admiração,
sem fim.
Autor: Bresolin
1.
Identificação
Unidade
Escolar: E.P.G. Gianfrancesco
Guarnieri
Endereço: Rua Marcondes Munhoz S/Nº - Parque
São Miguel –Guarulhos - CEP 07261-140
Telefone: 3988-2560
CNPJ: 12478678/0001-63
Ano Letivo: 2015
2.
Especificações do Projeto
Nome do Projeto: “JARDIM DO GIAN”
Data de Início: julho de 2015
Data
de Término: indeterminado
Período de Funcionamento: 7h às 12h e 12h às
18h
Quantidade de Profissionais envolvidos: 02 PEBs
3.
Professores Responsáveis: Professoras Marli (5º A) e Patrícia Martins
(5º B) e comunidade escolar
4.
Introdução
Vivemos em uma sociedade capitalista que apregoa o consumo
desenfreado. Os bens produzidos são divididos de maneira desigual e enquanto
grande parte da população do planeta ainda sofre com a fome e desnutrição,
outra parte sofre com os problemas relacionados à má alimentação e obesidade.
Este modo de conceber o mundo,
vem paulatinamente esgotando os recursos naturais do planeta. As produções de bens mundo não respeitam os ciclos da
natureza e os seres humanos sentem diretamente os efeitos devastadores desta
produção na saúde. Florestas inteiras são desmatadas para a criação de gado
e as grandes plantações de alimentos
utilizam agrotóxicos e pesticidas que
poluem os solos, os lençóis freáticos
envenenam os alimentos que são diretamente consumidos por animais e
seres humanos. Estas questões políticas afetam diretamente toda a população e seus efeitos são
devastadores a longo prazo.
As cidades estão cada vez mais sofrendo com os efeitos
devastadores da degradação da natureza
e com
o aquecimento produzido pela
falta de plantas e árvores.
Diante do exposto acima, torna-se necessário uma educação alimentar
que, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a necessidade da mudança
de hábitos, promova qualidade de vida e saúde.
Possuímos grande espaço que não
é aproveitado e que poderá ser utilizado
para a criação de um jardim.
5.
Público Alvo: Alunos dos 5ºs anos do período da manhã A e B da E.P.G. Gianfrancesco Guarnieri
6.
Justificativa
O projeto Jardim do Gian servirá
como eixo gerador da prática pedagógica
e têm a finalidade de promover uma melhor. Por meio das tarefas relacionadas ao plantio,
os alunos terão oportunidade de interagirem com o meio, manusear de sementes,
regar e verificar o crescimento das plantas, promovendo o embelezamento da U.E.
por meio de um jardim sustentável.
5.1 O que nos permitimos por meio de um jardim
escolar?
A partir da plantação de um
jardim, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar,
selecionar o que plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar,
cuidar, colher, decidir o que fazer do que colheu, por exemplo, alteram
sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem,
estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento
com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade, com a sustentabilidade
do planeta e com a valorização das relações com a sua e com outras
espécies. É possível propiciar
conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas produzir e descobris novas
possibilidades e desafios. Esses conhecimentos podem ser socializados na escola
e transportados para a vida familiar dos educandos, por meio de estratégias de
formação sistemática e continuada, como mecanismo capaz de gerar mudanças no meio
ambiente. Por meio do jardim podemos
contemplar alguns conteúdos articulados no projeto escolar da turma nas
disciplinas de Matemática, Natureza e Sociedade, e Língua Portuguesa.
6. Objetivo Geral
Promover a criação de um jardim em locais diferentes na E.P.G
Gianfrancesco Guarnieri com o intuito de promover aprendizagens diversas e embelezar
o ambiente.
7. Objetivos Específicos
Sensibilizar e conscientizar os
alunos de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão
deste planeta;
Organizar o plantio e manutenção do jardim da escola;
Despertar o interesse das crianças para o cultivo de plantas ornamentais e conhecimento do
processo de germinação;
Conscientizar da importância da
conservação do solo;
Criar na escola uma área verde produtiva pela qual todos se sintam
responsáveis;
Mobilizar a comunidade através da Comissão de Projetos visando que o
mesmo tenha continuidade na U.E.;
Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a
sustentação da vida em nosso planeta.
Utilizar o jardim como estratégias para pesquisas e estudos de
cálculos matemáticos, leitura e escrita de informações, socialização, interação
através do trabalho coletivo e outros saberes contemplados no QSN (Quadro de
Saberes Necessários);
Perceber a importância das flores como fator responsável pela polinização;
Promover a apreciação do perfume das flores e fontes de beleza do ambiente;
Promover a verificação do tempo de germinação, que irá variar de
acordo com cada espécie de planta;
8. Duração:
O projeto inicia-se em julho do
ano letivo de 2015 por meio de conversas com a turma e conscientização da
importância do envolvimento de todos para o bom andamento de cada etapa. Não há
prazo para o término uma vez que o objetivo é a conscientização dos demais
membros da Comunidade Escolar e a crença de que é possível a sua continuidade
nos anos posteriores, mesmo que por novos atores que agirão em prol de sua
conservação.
9. Recursos Materiais
Ferramentas específicas;
Adubos - materiais orgânicos
transformados por meio da composteira;
Sementes e mudas;
Mangueira para regar, regadores;
Tintas coloridas para pintar os pneus;
Materiais de papelaria em geral: papeis, tesouras, cola, cartolinas,
palitos de churrasco, canetões, canetas, canetinhas, lápis de cor, lápis de
escrever, cadernos, cadernos de desenho.
10. Rede de Ajuda
Comissão de Projetos da E.P.G.
Gianfrancesco Guarnieri
11. Avaliação
Os alunos serão avaliados por meio da participação e envolvimento nas
atividades práticas na horta e no jardim e no rendimento das atividades
pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.
12. Parecer da equipe gestora
A equipe
gestora é favorável ao Projeto”, porque é uma ação específica para que a
comunidade escolar tenha acesso a saberes relacionados a alimentação saudável e
a práticas que promovam a sustentabilidade , podendo mudar substancialmente a vida de muitas pessoas.
Logo, torna-se uma válida contribuição para melhoria do desempenho do
educando não só na aquisição da leitura,
da escrita, saberes mateméticos, como
também em sua formação geral como ser humano.
_______________________________________
Gisele Recco
Tendeiro
Direção da
Escola
____________________________________________
Luciene Almeida Andrade
Coordenadora Pedagógica
13. Referências Bibliográficas
HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT,
Ventura. Os projetos de trabalho: uma forma
de organizar os conhecimentos escolares. In:
_____. A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto
Alegre: Artmed, 1998
LERNER, Délia. Ler e
Escrever na Escola: o real, o possível e necessário Porto Alegre, Artmed, 2002
14. Anexo
O Cio da Terra
Chico Buarque
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão
E fecundar o chão
Nenhum comentário:
Postar um comentário