terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Projeto Jardim do Gian

O Projeto abaixo foi idealizado no ano de 2015, mas por motivos de força maior não pode ser concretizado. Uma das metas de 2016 é embelezar os espaços sensibilizando as crianças para a importância da manutenção de áreas verdes. Tenho certeza de este ano conseguiremos.


   SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENSINO ESCOLAR
EPG. GIANFRANCESCO GUARNIERI
Rua MARCONDES MUNHOZ S/N
PQ. SÃO MIGUEL CEP: 07261-140
epggianfrancescoguarnieri@guarulhos.sp.gov.br
Tel. 3988-2560








PROJETO DE CRIAÇÃO DE UM JARDIM NA E.P.G. GIANFRANCESCO GUARNIERI





“ JARDIM DO GIAN”














Guarulhos
2016



Lista de abreviações


EPG Escola da Prefeitura de Guarulhos
UE Unidade Escolar
PMG Prefeitura Municipal de Guarulhos
PEB Professor de Educação Básica
PPP Projeto Político Pedagógico


















Rosa em Botão

Eu acredito muito na sua sincera saudade,
a minha garanto esta com muita intensidade,
é fruto da mais lógica, clara e perfeita verdade,
saiba que passei a acreditar na fada da bondade,
pois também até juro que a vi andando na cidade,
andava no meio do povo com galhardia mas com humildade,
trazia uma espécie de aura celestial para decantar a humanidade,
tinha a nobre missão de ir pregando o amor com espírito de irmandade,
onde se consagra que todos devem se amar criando a universalidade.
Hoje tive um dia excelente, portanto, jamais poderia chamar de ruim,
pois li a sua eloqüente carta e nela você se declarava para mim,
quem já viveu isso sabe como é importante se sentir assim,
gostaria que se visse como uma especial flor de um jardim,
não qualquer, mas a única adorada porque a quero sim,
sabemos que todas as flores cumprem determinado fim,
sentir como uma rosa em botão ou cheirando a jasmim,
bela como a flor do campo, colorida como a begônia,
forme na composição literária tipo uma macedônia,
ou que seja a flor muito aromática como a violeta,
mostrando seu préstimo como valiosa estatueta,
deixando ver a formosura de sua bela silhueta.
Quero que seja tão bela parecendo uma flor,
você continuará sendo meu grande amor,
escreverei cercado de grande paixão,
sempre me enche de satisfação,
será a eterna sedução,
com admiração,
sem fim.
Autor: Bresolin


1.                 Identificação
Unidade  Escolar:   E.P.G. Gianfrancesco Guarnieri
Endereço: Rua Marcondes Munhoz S/Nº - Parque São Miguel –Guarulhos - CEP 07261-140
Telefone: 3988-2560
CNPJ: 12478678/0001-63
Ano Letivo: 2015
2.         Especificações do Projeto
Nome do Projeto: “JARDIM DO GIAN”
Data de Início:   julho de 2015
Data  de  Término: indeterminado
Período de Funcionamento: 7h às 12h e 12h às 18h
Quantidade de Profissionais envolvidos: 02 PEBs
3.    Professores Responsáveis: Professoras Marli (5º A) e Patrícia Martins (5º B) e comunidade escolar
4.    Introdução
Vivemos em uma sociedade capitalista que apregoa o consumo desenfreado. Os bens produzidos são divididos de maneira desigual e enquanto grande parte da população do planeta ainda sofre com a fome e desnutrição, outra parte sofre com os problemas relacionados à má alimentação e obesidade.
 Este modo de conceber o mundo, vem paulatinamente esgotando os recursos naturais do planeta. As produções  de bens mundo não respeitam os ciclos da natureza e os seres humanos sentem diretamente os efeitos devastadores desta produção na saúde. Florestas inteiras são desmatadas para a criação de gado e  as grandes plantações de alimentos utilizam agrotóxicos  e pesticidas que poluem os solos, os lençóis freáticos  envenenam os alimentos que são diretamente consumidos por animais e seres humanos. Estas questões políticas afetam diretamente  toda a população e seus efeitos são devastadores a longo prazo.
As cidades estão cada vez mais sofrendo com os efeitos devastadores  da degradação da natureza e  com  o aquecimento produzido  pela falta de plantas e árvores.
Diante do exposto acima, torna-se necessário uma educação alimentar que, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a necessidade da mudança de hábitos, promova qualidade de vida e saúde.
 Possuímos grande espaço que não é aproveitado e  que poderá ser utilizado para a criação de um jardim.
5.    Público Alvo: Alunos dos 5ºs  anos do período da manhã A e B  da E.P.G. Gianfrancesco Guarnieri
6.    Justificativa
O projeto Jardim do Gian  servirá como eixo gerador da prática pedagógica  e têm a finalidade de promover uma melhor.  Por meio das tarefas relacionadas ao plantio, os alunos terão oportunidade de interagirem com o meio, manusear de sementes, regar e verificar o crescimento das plantas, promovendo o embelezamento da U.E. por meio de um jardim sustentável.

5.1 O que nos permitimos por meio de um jardim  escolar?
 A partir da plantação de um jardim, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar, colher, decidir o que fazer do que colheu, por exemplo, alteram sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com a sua e com outras espécies.   É possível propiciar conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas produzir e descobris novas possibilidades e desafios. Esses conhecimentos podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos educandos, por meio de estratégias de formação sistemática e continuada, como mecanismo capaz de gerar mudanças no meio ambiente.  Por meio do jardim podemos contemplar alguns conteúdos articulados no projeto escolar da turma nas disciplinas de Matemática, Natureza e Sociedade, e Língua Portuguesa.

6. Objetivo Geral
Promover a criação de um jardim em locais diferentes na E.P.G Gianfrancesco Guarnieri com o intuito de promover aprendizagens diversas e embelezar o ambiente.
7. Objetivos Específicos
 Sensibilizar e conscientizar os alunos de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta;
Organizar o plantio e manutenção do jardim da escola;
Despertar o interesse das crianças para o cultivo  de plantas ornamentais e conhecimento do processo de germinação;
 Conscientizar da importância da conservação do solo;
Criar na escola uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis;
Mobilizar a comunidade através da Comissão de Projetos visando que o mesmo tenha continuidade na U.E.;
Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.
Utilizar o jardim como estratégias para pesquisas e estudos de cálculos matemáticos, leitura e escrita de informações, socialização, interação através do trabalho coletivo e outros saberes contemplados no QSN (Quadro de Saberes Necessários);
Perceber a importância das flores como fator responsável pela  polinização;
Promover a apreciação do perfume das flores e fontes de  beleza do ambiente;
Promover a verificação do tempo de germinação, que irá variar de acordo com cada espécie  de planta;
8. Duração:
O projeto inicia-se em julho  do ano letivo de 2015 por meio de conversas com a turma e conscientização da importância do envolvimento de todos para o bom andamento de cada etapa. Não há prazo para o término uma vez que o objetivo é a conscientização dos demais membros da Comunidade Escolar e a crença de que é possível a sua continuidade nos anos posteriores, mesmo que por novos atores que agirão em prol de sua conservação.

9. Recursos Materiais
Ferramentas específicas;
Adubos  - materiais orgânicos transformados por meio da composteira;
Sementes e mudas;
Mangueira para regar, regadores;
Tintas coloridas para pintar os pneus;
Materiais de papelaria em geral: papeis, tesouras, cola, cartolinas, palitos de churrasco, canetões, canetas, canetinhas, lápis de cor, lápis de escrever, cadernos, cadernos de desenho.

10. Rede de Ajuda
Comissão de Projetos  da E.P.G. Gianfrancesco Guarnieri

11. Avaliação
Os alunos serão avaliados por meio da participação e envolvimento nas atividades práticas na horta e no jardim e no rendimento das atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.



12. Parecer da equipe gestora
           
A equipe gestora é favorável ao Projeto”, porque é uma ação específica para que a comunidade escolar tenha acesso a saberes relacionados a alimentação saudável e a práticas que promovam a sustentabilidade , podendo  mudar substancialmente a vida de muitas pessoas. Logo, torna-se uma válida contribuição para melhoria do desempenho do educando  não só na aquisição da leitura, da escrita, saberes mateméticos,  como também em sua formação geral como ser humano.



                                                                                                           _______________________________________
Gisele Recco Tendeiro
Direção da Escola



­­­­­­­­­­­­­­____________________________________________
Luciene Almeida Andrade
Coordenadora Pedagógica









13. Referências Bibliográficas



HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, VenturaOs projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: _____. A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 1998

LERNER, Délia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e necessário Porto Alegre,  Artmed, 2002  
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    


 




























14. Anexo
O Cio da Terra
Chico Buarque
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra

Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tirinhas Humorísticas

No projeto Educa Mais a turma do 5° Ano A, a partir dos estudos de textos de humor e ironia, desenvolveram tirinhas de HQ humorística. Vej...