O mundo atual nos apresenta diversas demandas que não conhecíamos há algumas décadas. As mulheres já contribuem com o orçamento familiar, pois muitas vezes, apenas o salário de um dos cônjuges não é o suficiente. Essa inserção feminina no mercado de trabalho modificou os cenários sociais das famílias, pois muitas mães já não podem cuidar de seus filhos do mesmo modo que foram criadas por suas mães.
Essas mudanças nos paradigmas familiares impactaram diretamente no cotidiano escolar. Sabemos que a educação familiar é de extrema importância para o desenvolvimento da criança e a escola complementará os ensinamentos da família. Para que não haja conflitos é necessário que haja uma aproximação entre a família e a escola, visando sempre o desenvolvimento e o aprimoramento dos pequenos. Abaixo, seguem algumas dicas para as mamães que trabalham fora:
Fique de olho na agenda: ela é o seu meio de comunicação com a escola e com a professora. Caso precise se comunicar, mas não tem tempo para ir até a escola utilize este veículo , que é rápido e eficaz. Através da agenda a escola passa importantes informações através de bilhetes periódicos.
Todos os dias olhe o material escolar de seu filho e confira os ítens. A criança, ao ingressar na escola deve desenvolver a responsabilidade de cuidar de seus próprios pertences. Coloque nome em todos os materiais, para que a identificação seja feita em caso de perdas. (quando meu filho era menor, costumava colocar o nome até nas meias).
Revise com a criança os cadernos. Veja se há lições de casa para serem realizadas e se ele concluiu as atividades passadas em sala de aula. Caso a criança não tenha terminado, exija que ela termine as lições. As crianças devem sentir que as famílias valorizam e validam os fazeres diários da escola. Cabe aos pais exigir um comportamento responsável dos pequenos desde a mais tenra idade.
Sempre que possível , compareça nas reuniões de pais para compreender o desenvolvimento de seu filho e do grupo com o qual ele convive.
Um bom retorno a todos !
Diretora de Escola Municipal
Gisele Recco Tendeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário