quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Acontece na Rede nº361 -- Gianfrancesco Guarnieri aposta em Roteiros de Estudo

Reportagem retirada do Boletim Acontece na Rede nº361 de Agosto de 2016

Gianfrancesco Guarnieri aposta em Roteiros de Estudo

Iniciativa oferece autonomia para as crianças aprenderem a ser responsáveis
Dar autonomia às crianças para que elas se tornem cada vez mais responsáveis e atuantes em relação ao seu próprio aprendizado.
Essa é uma das conquistas da equipe de gestores e professores da EPG Gianfrancesco Guarnieri, que investe em Roteiros de Estudo para os alunos do Ensino Fundamental, tornando-os corresponsáveis pelo seu próprio aprendizado.

Um Roteiro com a cara da nossa turma
O trabalho em sala de aula é diferenciado. A professora da turma do 4º ano, Valéria Melo de Oliveira Santos, explica que as assembleias que acontecem semanalmente dão o tom do que vai acontecer em sala, pois são os alunos que escolhem, por meio de votação, quais temas serão abordados nos Roteiros de Estudo. Escolhido o tema, professora e alunos montam o Roteiro juntos.
Fotos: Carla Maio/SE
Nesse momento, os alunos do 4º ano se dedicam a um Roteiro sobre o folclore, que traz atividades de todas as áreas do conhecimento, todas elas relacionadas ao tema. Valéria conta que os alunos têm plena autonomia no momento de execução dos roteiros e que também têm muita responsabilidade uns com os outros.
Os alunos Ruan, Kaynan, Luana e Elgin estudam juntos a parte do Roteiro que fala das Brincadeiras Populares. Um ajuda o outro a entender as atividades de matemática. “Aqui tá tudo certo, estamos nos dando bem aqui no grupo, todo mundo se ajudando e entendendo bem”, observa Elgin.





Um Roteiro que respeita o tempo de aprendizagem dos alunos
De acordo com a professora, os Roteiros de Estudo não têm um prazo exato para terminar: “eles duram o tempo necessário para que todos se apropriem das atividades, pois respeita o tempo da criança. Os alunos se agruparam por finalidade, foram eles próprios que se dividiram e escolheram com quem desejavam trabalhar”, explica Valéria.
A coordenadora Suelene de Oliveira Cândido chama a atenção para os materiais manipulativos disponíveis aos alunos, que ajudam no momento de realização dos Roteiros: “aqui nós temos jogos, netbooks, pendrives, globo terrestre, quebra-cabeças, dobraduras, livros, dicionários, ferramentas que ajudam os alunos a desenvolverem as atividades”.
Depois de decidir em votação qual seria o Roteiro de Estudo, os alunos escolheram quais lendas deveriam compor as atividades. “Selecionei o material de modo a contemplar a escolha da turma, criei muitas atividades com saberes das áreas de matemática, como sistema financeiro e divisão, além de interpretação textual, no eixo de Comunicação e Expressão”.
Valeria explica que nada impede que os próprios alunos tragam conteúdos para compor o material. Ela conta também que a turma usa aplicativos e redes sociais para compartilharem ideias, colocando a tecnologia a serviço do aprendizado.

Mediando conflitos
Os alunos contam que, se alguém faz bagunça ou barulho fora de hora, eles próprios conversam entre si, para remediar a situação.
A aluna Laís é uma entusiasta dos Roteiros de Estudo. Para ela, estudar tem sido uma grande diversão: “Estamos aprendendo muito com os Roteiros, porque ao mesmo tempo em que fala das lendas, ele também nos mostra as continhas, e isso faz que a gente fique cada vez mais interessado e então a gente quer aprender sempre mais”.
Os alunos contam que o que mais gostam é o modo como a professora Valéria ensina: “O Roteiro é uma boa maneira de aprender, a professora Valéria ensina muitas coisas para a gente, estou gostando muito”, reforça a aluna Karina.
Valéria conta que o próximo Roteiro de Estudo ainda não foi decidido pela turma, mas que eles já sinalizaram algumas preferências: “alguns alunos falaram sobre a urna eletrônica e aproveitando que estamos em ano de eleição, vamos colocar essa opção em votação“.



Autonomia, respeito e responsabilidade
As reuniões com as comissões de alunos são mensais e acontecem com os Conselheiros Mirins, representantes de sala eleitos pelos próprios colegas.
Elisabete e Mateus Nicolau são os Conselheiros Mirins da turma do 4º ano. Para ela, um dos maiores desafios dessa função é a representação da turma nas assembleias: “a gente elogia, mas também critica algumas coisas que a gente não gosta e sugere quando alguma coisa tem que melhorar”.
Mateus acredita que foi escolhido pela turma porque tem características essenciais à função: “respeito muito as pessoas, quero o melhor para todos e dou o meu melhor nos estudos”.
Nessas reuniões, as crianças levam as sugestões, críticas e elogios da turma que serão discutidos junto à coordenação pedagógica. O resultado dessas discussões é divulgado no painel Fique Ligado e pautam a Assembleia Escolar.
No semestre passado, os alunos decidiram em Assembleia o que seria feito do laboratório de informática, depois que a escola recebeu o carrinho móvel com netbooks. Inquietos, os alunos estavam ansiosos por decidir de que modo aquele espaço disponível seria reaproveitado pela escola.
A Comissão de alunos destacou três propostas, e o que foi decidido democraticamente por meio de votação foi o uso do espaço para a criação de um novo Salão de Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tirinhas Humorísticas

No projeto Educa Mais a turma do 5° Ano A, a partir dos estudos de textos de humor e ironia, desenvolveram tirinhas de HQ humorística. Vej...