terça-feira, 29 de setembro de 2015

Assembleias Escolares e “Projeto Rede de Solidariedade”

No dia 24 de setembro de 2015, dando continuidade à ampliação dos processos de participação dos alunos nas decisões escolares, realizamos  mais uma assembleia estudantil.  Sabemos que o saber falar na sua vez, saber escutar o outro, respeitar e valorizar as opiniões alheias e se portar de maneira respeitosa são saberes  aprendidos socialmente.  Muitas vezes esperamos que o aprendiz, venha para a escola com estes ensinamentos inculcados e esquecemos que as crianças estão em processo de  socialização e interação social e que estes saberes não lhe são familiares.
Se não proporcionarmos espaços de valorização da escuta e da fala, como podemos esperar que as crianças entendam sua importância?
Nesta semana fizemos um contrato pedagógico para a realização do Projeto “Rede de Soliedariedade.“
O Projeto foi montado pelos alunos e surgiu através de uma necessidade sentida por eles. Muitas relações interpessoais são vivenciadas de maneira conflituosa, visto que atendemos uma grande diversidade de pessoas. Em Assembleia Escolar os alunos deliberaram os critérios   de implementação do Projeto.
Cada sala contará com  uma caixa de crachás com os seguintes dizeres: “Preciso de Ajuda” e “Posso Ajudar”. Os alunos escolherão os crachás de acordo com  as necessidades reais. O principal objetivo é identificar as pessoas que necessitam de auxílio e valorizar o sentimento de solidariedade.
O Projeto será iniciado no dia 28 de setembro de 2015, deliberado em assembleias pelas crianças.
Um grande abraço,

Equipe gestora da E.P.G. Gianfrancesco Guarnieri

sábado, 26 de setembro de 2015

Valorização do lúdico e do brincar

Nós, do Coletivo da E.P.G . Gianfrancesco Guarnieri acreditamos que o brincar é extremamente importante para o desenvolvimento  global da criança. As crianças brincam  e, ao exercerem esta atividade aprendem a função simbólica da linguagem, sobretudo quando utilizam o “faz de conta” em suas atividades. A fingir que é um pirata, ou uma bruxa a criança trabalha com signos, ou seja, representações  que a ajudarão posteriormente a entender os signos da linguagem escrita.
Além do desenvolvimento de funções cognitivas, o brincar desenvolve a coordenação motora, a noção de regras, o respeito ao outro, (visto que em muitos casos, é necessário esperar a sua vez para brincar).
Já foi comprovado  em diversos estudos ( Vigotski, 1998) que faz parte da natureza infantil o brincar, pois estas atividades lhe auxiliarão na vida adulta, inclusive na resolução de conflitos e interações pessoais.
Pensando nestes pressupostos teóricos, investimos este ano  em diversos materiais e jogos coletivos, como  uma mesa de Ping pong, 2 mesas de pimbolim.
Incentivamos a equipe escolar a valorizar a brincadeira e o brincar e muitas ações de aprendizagem e até mesmo de disciplina giram em tornos destas atividades lúdicas.
Em breve postaremos fotografias de algumas das ações realizadas em nossa escola. 
Um grande abraço a todos, 

Equipe gestora 2015


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Apareceu no "Acontece na Rede"

A E.P.G. Gianfrancesco Guarnieri fez uma formação com professores de ensino Fundamental no dia 15/09/2015, focando as ações  realizadas no processo de democratização.
Confira a reportagem completa do Boletim 313 de 23 de setembro de 2015  no link abaixo:

http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/boletim/313/Boletim313.html

Um grande abraço,

Equipe gestora da E.P.G Gianfrancesco Guarnieri

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Projeto Pão Nosso

Que delícia!!! Pão quentinho com a margarina derretendo...irresistível!

No dia 22/09/2015 abriu os portões da sua escola no período noturno para a comunidade, o cartão de visita surgiu por meio do Projeto Pão Nosso,  da necessidade de conhecer e dialogar com os pais trabalhadores que ficam impossibilitados de participarem das ações da escola em horário comercial...
Então, todos resolvemos aprender a fazer pães caseiros econômicos com a intenção de aproximação e interação, enquanto a massa descansava, conversávamos com os pais e comunidade sobre o que achavam da nossa escola, os aspectos que precisam ser melhorados e superados, a participação do aluno no currículo escolar através do seu protagonismo. Chegando a hora de abrir a massa e moldar os nossos pães e conversando mais um pouquinho enquanto os pães cresciam para irem ao forno. 
A comunidade ressaltava a preocupação com a aprendizado dos seus filhos e ao mesmo tempo, a diferença que a escola está fazendo na vida deles e sua preocupação com a saída das turmas que estão finalizando o Ciclo II do Fundamental I.
Pão no forno e o cheirinho bom invadindo a nossa escola, expectativa total!!! Vamos saboreá-los e conversar mais um pouquinho.
Esta experiência piloto, possibilita que a comunidade reconheça a escola como espaço público, que pode e deve ser utilizado por todos de forma democrática e participativa, a começar por seus filhos na construção da sua autonomia.













terça-feira, 22 de setembro de 2015

Projeto Pão Nosso

Venha aprender a fazer pão caseiro em nossa escola. 
Você é o nosso convidado para batermos um bom papo e tomarmos um chá com pão quentinho!
Não percam, hoje às 19h...


Rede de Ajuda

Os alunos assumindo o protagonismo através da Rede de Ajuda...
De forma solidária comunicam por meio de pesquisas ou paineis, as suas dúvidas ou potencialidades, dizendo se Precisam de Ajuda ou se Podem Ajudar e em qual saber...
E os educadores assumem o seu real papel de mediadores do processo ensino-aprendizagem.
Vejam:









Tirinhas Humorísticas

No projeto Educa Mais a turma do 5° Ano A, a partir dos estudos de textos de humor e ironia, desenvolveram tirinhas de HQ humorística. Vej...