quinta-feira, 14 de maio de 2015

Assembleia Escolar Estudantil


Gianfrancesco Guarnieri
Alunos do Ensino fundamental participam de assembleia
Fotos: arquivo da escola
As pequenas mãozinhas erguidas demonstram que o envolvimento das crianças do Ensino Fundamental no exercício da cidadania acontece de um modo muito especial na EPG Gianfrancesco Guarnieri.

Para ajudar a decidir onde a verba do Pró-rede deve ser empregada, a escola conta com a participação dos alunos em assembleias, onde são discutidas questões como melhoria do parque, colocação de prateleira de livros nas salas de aula e espelhos nos banheiros, entre outras.
“A proposta que estamos construindo tem como objetivo dar voz às crianças para que elas possam opinar tanto sobre as questões organizacionais quanto em relação à escolha dos projetos pedagógicos, no qual decidem o que desejam estudar”, explica a diretora da escola, Gisele Recco Tendeiro.
Dinossauros, o espaço e seus planetas, meio ambiente. A EPG Gianfrancesco Guarnieri dá um passo importante rumo à Gestão Democrática esão os alunos quem escolhem suas áreas de interesse, tudo isso em fino alinhamento com os eixos e saberes da Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários.
A professora do 1º ano, Claudia Cassimiro dos Santos, fala com muito orgulho da atuação dos alunos no espaço das assembleias, “na escola, as crianças não aprendem apenas a ler e a escrever, elas também têm voz ativa nos momentos de escolha dos projetos que vamos desenvolver”.
A coordenadora pedagógica da escola, Luciene de Almeida Andrade conta que esse movimento começou no ano passado, quando as crianças sugeriram a separação da biblioteca da sala de jogos: “o Conselho Escolar deliberou sobre essa demanda e o espaço da biblioteca foi revitalizado”.
Este ano, a vontade dos alunos é representada em sala de aula por dois conselheiros mirins, que ficaram responsáveis por mapear as sugestões que os demais colegas de turma fizeram no caderno de pauta. Luciene lembra ainda que foram os próprios alunos que decidiram sobre essa forma de organização: “cada turma possui um caderno em que escrevem quais sugestões, elogios e críticas têm em relação à escola e ao ambiente educativo”.
“Depois que os alunos escrevem nos cadernos, os conselheiros mirins fazem um levantamento das criticas e sugestões, selecionam as informações repetidas e sistematizam os itens que foram votados na assembleia”, explica Gisele.
Na continuidade desse trabalho, a diretora explica que nas próximas assembleias serão discutidos os encaminhamentos dados a cada um dos itens votados, o que foi possível realizar com a deliberação do Conselho Escolar.

Fonte:  
http://novo.guarulhos.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19044


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tirinhas Humorísticas

No projeto Educa Mais a turma do 5° Ano A, a partir dos estudos de textos de humor e ironia, desenvolveram tirinhas de HQ humorística. Vej...