quinta-feira, 2 Fevereiro, 2017 - 17:00
Uma publicação que reflete o trabalho árduo de gestores, professores e de toda a equipe de funcionários da escola. Na manhã desta quinta-feira
(2), a EPG Gianfrancesco Guarnieri apresentou a obra digital Os Processos de Construção de uma Escola Democrática II: A Consolidação de Nossa Identidade.
O lançamento, que aconteceu no CEU Parque São Miguel, contou com a presença do secretário Alexandre Zeitune, de professores responsáveis pela elaboração do livro e representantes da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
De acordo com a diretora Gisele Recco, uma das organizadoras da publicação, a oportunidade de escrever sobre as ações da escola possibilitou ao grupo lançar um novo olhar sobre as ações da escola, que desde 2014 vem se empenhando na construção de relações e práticas democráticas.
“Sistematizar nossas ações nos permitiu refletir sobre tudo aquilo que fazemos e observar a grandeza e importância do nosso trabalho”, enfatizou a diretora.
Mesmo rumo
Satisfeito com o resultado apresentado por um grupo emocionado de educadores, Zeitune observou importante analogia entre o projeto de escola democrática realizado na EPG Gianfrancesco Guarnieri e a iniciativa de transformação a que a nova gestão se propõe.
“Quando a escola aceitou o desafio de transformar a vida das pessoas, a equipe serviu de inspiração para todos nós, e vocês podem estar certos que as mudanças não estão apenas no nome da nova Secretaria, mas também no modo como as relações se estabelecem”, realçou o secretário.
De acordo com ele, processos de mudança tal qual propostos pela EPG Gianfrancesco Guarnieri viabilizam resultados inesperados e verdadeira oportunidade para as crianças.
Histórico
No ano passado, a EPG Gianfrancesco Guarnieri publicou o primeiro volume da obra Os Processos de Construção de uma Escola Democrática. Nesse percurso de consolidação dessa nova gestão na escola, a equipe contou com o assessoramento do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) e do Departamento de Supervisão Escolar e realizou visitas a unidades escolares que sustentam esse modelo, como a Escola Municipal Campos Salles, na zona sul da Capital.
Em formato digital, as obras estão disponíveis para consulta em Publicações na página da Secel no site oficial da Prefeitura.